Como a atividade física influencia o desenvolvimento das crianças?
Para o desenvolvimento normal e saudável de uma criança é necessário que ela seja estimulada. Não importa a idade ou o sexo, ela deve ser estimulada, seja para o desenvolvimento intelectual, social ou motor.
Uma das melhores maneiras de dar estímulo motor é por meio da atividade física, que pode ser desde uma brincadeira dentro de casa, até um esporte coletivo. Isso vai depender da idade da criança e do nível intelectual dela.
O importante é que ela seja sempre estimulada a fazer mais. Crianças aprendem e se desenvolvem muito rapidamente, portanto a cada semana ou mês é fundamental evoluir a atividade que está sendo feita. Se for um jogo, deixe-o mais complicado. Se for uma caminhada, deixe-a mais longa. Se for um esporte, aumente a complexidade ou a demanda.
Atividade física e o desenvolvimento do pé
Durante os primeiros anos de vida ocorre o desenvolvimento do nosso pé. Ele deixa de ser chato e passa a ter um arco (que é responsável por dar estrutura ao pé e amortecer os impactos), saímos de um andar na ponta dos pés e passamos a apoiar o calcanhar, e algumas pessoas têm seus pés e dedos virados para dentro (dedos de pombo) e ao passar de alguns anos, eles se alinham. Isso é o normal, o esperado. No entanto esse desenvolvimento normal não acontece em algumas pessoas, e a causa pode ser a falta de estímulo.
A demanda física estimula os ossos e músculos a se desenvolverem de forma natural. Se a criança não tem os estímulos corretos, há grandes chances do corpo não passar pelas mudanças normais, trazendo consequências para o futuro adolescente e adulto.
Dicas de atividade física para crianças
Portanto, procure sempre estimular as crianças o máximo que for possível, mas de maneira saudável, sem exageros.
Andar descalço: Estimula a musculatura intrínseca do pé, a formação do arco plantar e o alinhamento do pé
Esportes coletivos: Estimula a formação muscular e óssea, além de dar estímulo intelectual e social;