Correr é um mecanismo pré programado do corpo humano, um movimento natural e instintivo. Pessoas de qualquer idade podem começar a correr, sem treinamento prévio. O hábito de correr pode trazer muitos benefícios para a saúde, como melhorar a qualidade do sono, combater a depressão, fortalecer os ossos, melhorar o condicionamento físico, ter mais disposição, além de emagrecer e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.  

No entanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de começar a praticar a corrida, porque mesmo que o corpo humano esteja programado para realizar essa atividade, ele não está preparado para fazer isso de forma intensa ou repetitiva. O não preparo do corpo para esse tipo de atividade, ou o preparo errado, pode trazer algumas consequências, como o surgimento de lesões nos pés, tornozelos e joelhos.

Correndo com segurança

Para correr de forma segura, é necessário se ater a alguns pontos:

  • Você está correndo mais do que deveria?
  • Qual o tipo de terreno em que você corre?
  • Você corre com um calçado adequado?

O ideal é respeitar os limites de cada corpo, aumentando gradativamente o tempo, velocidade e distância do percurso. Escolher um terreno plano, não muito cimentado, sem relevos. Usar um calçado confortável, com um solado não muito rígido, e fazer o uso de palmilhas ortopédicas para corrida, para proteger os pés contra impactos, alinhar as estruturas e corrigir a biomecânica da corrida. 

Sua pisada importa

Existem três tipos de pisada: neutra, supinada e pronada. A pronação e a supinação são movimentos naturais dos pés. E esses termos se tornaram muito conhecidos por corredores e lojas de calçados. É comum ouvir que determinado corredor está “pronando” ou “supinando”. O problema acontece quando existe uma supinação ou pronação excessiva, causando o surgimento de dores e lesões. 

Com a palmilha ortopédica sob medida é possível corrigir a pronação ou a supinação excessiva. Para saber mais sobre tipos de pisada, clique aqui

Palmilha ortopédica sob medida para corrida

A palmilha ortopédica é uma interface entre o pé e o calçado,  uma sola relativamente rígida colocada dentro dos calçados para resolver dores nos pés, tornozelos e joelhos. E não somente isso, ela também pode ser usada por praticantes de esportes praticantes de esportes de alto impacto. Existem palmilhas específicas para cada tipo de esporte, como corrida, futebol, tênis e esportes de quadra. 

A palmilha é feita sob medida para os pés de cada pessoa, após uma avaliação dos pés, tornozelos e joelhos com um especialista. As palmilhas para corrida protegem os pés contra impactos, oferecem conforto, corrige a pisada e possuem amortecedores colocados nos metatarsos (região próxima aos dedos) e nos calcanhares, áreas de maior pressão durante a corrida.

Palmilha de silicone

A palmilha de silicone não é recomendada para utilização durante a prática de algum esporte ou atividade física. Ela não oferece apoio ou sustentação necessária para os pés. Ela oferece apenas maciez, e isso pode ser um problema, já que o material da palmilha é muito mole. Pessoas que usam esse tipo de palmilha costumam relatar que os pés escorregarem dentro do calçado por causa da palmilha.

Preço

O preço de uma palmilha sob medida Pés Sem Dor varia de acordo com cada caso, pois são confeccionadas sob medida. Na Pés Sem Dor, há a garantia de 90 dias – se as palmilhas não solucionarem as suas dores, devolvemos o seu dinheiro. Já as palmilhas de silicone disponíveis no mercado, custam em média, de R$20,00 a R$90,00 e não solucionam a fascite plantar.